segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Personagens históricos importantes para a Bíblia


dario persia personagens biblicos daniel bibliacenter 300x192 Personagens históricos importantes para a BíbliaEscolhemos 10 personagens da antiguidade que são mencionados nas páginas da Bíblia ou que tiveram enorme influência nos seus acontecimentos. Veja
como é interessante que os relatos bíblicos se encaixam bem com as evidências históricas.

Senaqueribe (681 A.C) - Rei assírio que sucumbiu diante do Anjo do Senhor.
Esse rei foi descrito no Antigo Testamento como instrumento de Deus (2Rs 20:12-18; Is 39:1-7), que guiou seu exército contra Seu próprio povo a fim de puní-lo pela idolatria. Com o arrependimento do povo, no entanto, enviou um anjo exterminador que massacrou as tropas assírias perto de Jerusalém.
Xerxes ou Assuero (519 a 466 a.C) - Rei persa que casou-se com Ester
Um dos personagens centrais do Livro de Ester. A história relata a relação entre o Assuero e Ester, uma judia que havia ficado em Susã mesmo após a reconstrução de Jerusalém. Homem poderoso, filho de Dario e neto de Ciro, o Grande. Bastante conhecido do público, devido ao filme 300 onde representava o principal inimigo do povo espartano.
Alexandre, o Grande (356 a 323 a.C) - responsável pela tradução do Antigo Testamento para o grego
Pra quem não sabe Alexandre, o Grande, ou Alexandre Magno, foi um rei macedônio de antes de Cristo que conquistou quase todo o mundo antigo. Discípulo de Arístoteles, preservava a cultura dos povos conquistados. Simpático ao povo judeu (no qual havia conquistado em 332 a.C) principalmente pelas histórias fantásticos do Deus de Israel. Incentivou a tradução do Antigo Testamento para a língua grega.
Rainha de Sabá (século X a.C) - visitou Israel para conhecer a sabedoria do Rei Salomão.
Rainha do reino de Sabá, que compreendia o territória atualmente da Etiópia ao Iêmen, foi mencionada nos livros de I Reis e 2 Crônicas como uma importante rainha que ouviu falar sobre a grande sabedoria do Rei Salomão, na ocasião ela trouxe vários presentes ao rei. Há algumas lendas que falam de um provável romance entre a rainha e Salomão, porém sem maiores evidências.
Augusto César (63a.C a 14d.C) - Imperador na época do nascimento de Jesus Cristo
Conhecido por ser o primeiro Imperador romano. Inicialmente subordinado a Júlio César com o tempo tornou-se superior a este, inaugurando um período único na história de Roma. Seu governo ficou conhecido pela Pax Romana, um momento de paz e prosperidade do Império. Este cenário foi perfeito para o nascimento do Senhor Jesus Cristo.
Curta-nos
Dário I (521 a 486a.C)Rei persa quando o profeta Daniel foi jogado na cova dos leões.
Importante rei da Pérsia, responsável pela expansão do Império Medo Persa no mundo antigo. Pai de Xerxes, nunca conseguiu conquistar o território grego, essa foi sua grande frustração. Na Bíblia narra que era ele que dominava o povo de Israel nos últimos anos de vida de Daniel, inclusive foi enganado pelos sátrapas a assinar um edito que proibia qualquer pessoa a fazer petições a outra divindade ou pessoa a não ser ao Rei Persa.
Ramsés II (~1279 a.C. e 1213 a.C)Importante faraó durante o tempo que Israel esteve no Egito
Este faraó com certeza foi um dos maiores governantes do Egito, viveu mais de 90 anos e reinou no Egito por aproximadamente 67 deles. Alguns apontam que foi ele o faraó na época do Êxodo, mas não temos maiores vestígios que comprovem isto. Uma coisa temos certeza, que uma das cidades celeiros mencionadas no primeiro capítulo do livro do Êxodo carrega o seu nome.
Nero (37 a 68d.C)Imperador na perseguição aos cristãos no Novo Testamento
Uma das figuras mais controversas do Império romano. Filho de Agripina, importante para sua ascensão ao poder, teve um início de governo sem muitos problemas, porém deixou o seu egoísmo tomar conta de si e foi protagonista de momentos cruéis da história do Império. Um de suas loucuras mais famosas foi quando mandou queimar Roma e colocou a culpa nos cristãos. Provavelmente quando Paulo apelava ao Imperador, ele se remetia a Nero.
Ciro II, o Grande (reinou 559 a 530 a.C)Rei persa que decretou o fim do exílio judeu na Babilônia
Filho de Cambisses foi responsável pela conquista da Babilônia e várias outros reinos importantes do mundo Antigo. Teve bastante destaque nas profecias bíblicas de Isaías, na qual o colocava como um enviado direto de Jeová para livrar do cativeiro o povo de Israel. O interessante é que os livros de Isaías, Esdras, Daniel e 2 Crònicas colocam Deus tratando Ciro de uma forma muito especial, alguns acreditam que Ciro chegou a se converter ao Deus de Israel.
Nabucodonosor (632 a 562 a.C)responsável pelo cativeiro judeu na Babilônia
Por muitos chamado Rei dos reis. Fundou o primeiro mega império da antiguidade, famoso também pela a construção de uma das sete maravilhas do mundo antigo, os Jardins Suspensos da Babilônia. No entanto, na Bíblia a sua importância maior foi levar o povo judeu para o cativeiro e a destruição do Templo. Nos primeiros capítulos do livro de Daniel ele tem papel de destaque, porém o mais interessante é o capítulo 4 desse mesmo livro, pois narra a conversão desse rei ao Deus Todo-Poderoso de Israel.
Olha que interessante:
Isaias 46:9-10: “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”.

0 comentários:

Postar um comentário