sábado, 25 de agosto de 2012

Família co-fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, pode estar deixando a igreja


O assunto do momento na IEQ é o eventual desligamento da família Paliarin da denominação.

Para quem não sabe, o reverendo Jayme Paliarin é co-fundador da denominação e foi o primeiro brasileiro consagrado ao pastorado pelo reverendo Harold Willians, que implantou a Quadrangular no Brasil em 1951.

Jayme Paliarin disputou, no início deste ano, eleição à presidência da denominação concorrendo com  Waldir Agnello e Mario de Oliveira, vencedor do pleito.

O processo eleitoral foi extremamente desgastante para a denominação ? leia as matérias listadas ao final  ? e marcado por agressões, em especial da parte de Mário de Oliveira.

Denúncias de uso da "máquina da IEQ" no aliciamento de votos e na propaganda eleitoral ecoaram por todo o país, além de muitos relatos de "voto de cabestro" garantido por vergonhosa oferta de transporte gratuito aos eleitores de Oliveira

Empossado, o presidente reeleito Mário de Oliveira "veio com tudo". Houve troca de superintendentes (bispos) por todo o Brasil. Até mesmo bispos que o apoiaram, mas que não conseguiram se desvencilhar da calúnia de que teriam votado na oposição foram removidos sem maiores explicações.

Para muitos observadores, nem mesmo em transições de governança de estado, o ?rodo? costuma ser tão grande: "Foi uma caça às bruxas. Uma retaliação que prejudicou, principalmente, o rebanho. Faltou visão de Reino. Não são todos irmãos de fé?", observou um pastor da IEQ que prefere permanecer no anonimato.

As especulações acerca da saída se justificam pelo imenso descontentamento dos partidários dos candidatos vencidos, que não escondem o ressentimento por um desfecho que não deveria ter lugar em uma denominação religiosa. 

Recentemente, a pastora Miriam da Rocha Paliarin, "queimando a largada" da eventual debandada familiar fez o seu pedido de desligamento junto ao Conselho Estadual da IEQ de Mato Grosso do Sul. O ancião Jayme Paliarin, no entanto, ainda se apresenta como Vice-Presidente do Conselho Nacional de Diretores em seu perfil do Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário