terça-feira, 15 de maio de 2012

Você, jovem, já se questionou por que não consegue se entender?

É muito comum surgir certos questionamentos na mente daqueles que estão começando nos caminhos do Senhor, os novos convertidos. Mas, ultimamente, venho observado que esses mesmos questionamentos vêm surgindo na mente daqueles que já estão há mais tempo na igreja. O que me preocupa é que esses mesmos questionamentos fluem de forma mais complexa, o que deixa o crente confuso. Em especial, o jovem.
Geralmente, a primeira pergunta que vem na mente de um jovem é: por que Deus não me escuta? Talvez alguém lhe diga "É porque Ele está trabalhando na sua vida" ou "Ele opera no silêncio" ou coisas do tipo. De fato, isso é verdade, mas a questão aqui não é o agir de Deus propriamente dito, mas a forma de como Deus está se revelando a você, ou a forma de como o jovem está buscando a Deus.
É necessário buscar a Deus de todo o coração. Na medida em que passamos a orar mais, temos mais comunhão com o Senhor, pois é através da oração que criamos intimidade com Deus. Para um jovem, é muito frustrante quando não se ouve a voz de Deus. Pensamentos de rejeição, inferioridade ou incapacidade fluem em suas mentes. Perguntas como "Será que Deus não em ama?" são frequentes.
O que fazer? Primeiramente é tentar não entender a mente de Deus. A Bíblia fala em Rm. 11.34ª: "Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?" Deus te ama acima de tudo, se Ele tem se mantido em silêncio, talvez seja porque você não tem deixado que Ele fale. Deus usa Sua Palavra para falar ao nosso coração. Se você não gosta de ler a Bíblia, provavelmente não ouvirá a voz do Espírito Santo.
Uma segunda pergunta que parece não ter resposta alguma é: por que eu sou assim? Normalmente, essa pergunta flui depois de alguma situação, escolha ou atitude tomada. É ela que revela a consciência de nossos atos. Quando um jovem faz para si próprio esta pergunta, é sinal de que o mesmo sente-se incapaz de realizar algo bom para o Reino dos Céus. Ou está limitado por algo ou alguém, a ponto de não ver seus dons e talentos.
Em alguns casos específicos, quando o jovem reflete sobre esta pergunta é porque se sente diferente dos demais, quer seja na igreja, escola, trabalho, quer seja entre os amigos e a família. Para este caso específico, a resposta é simples: pessoas especiais vivem sob regras especiais, isto é, o jovem cristão fora chamado para fazer a diferença, e só poderá fazer a diferença se obedecer a Palavra do Senhor, pois assim irá manter de forma exemplar seu procedimento como servo de Deus.
A Bíblia nos fala, em 2 Co 8.21, que "pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens". Deus conhece seus limites, e nunca Ele cobrará de você algo que não possa realizar. Se Deus não escolheu outra pessoa, é porque Ele quer você, e Ele sabe o dom que tens, Ele conhece teu potencial! Muitos jovens, por terem sua visão limitada, conseguem observar apenas o muro que está a sua frente. O Senhor quer que você veja além, e contemple o lindo jardim que está atrás deste muro que te cega. O muro representa as barreiras, dificuldades, dúvidas; e o jardim representa paz e o mais importante, lugar de comunhão e intimidade com Deus.
Outra frequente pergunta que confunde o jovem cristão é: será que vou conseguir? É normal se fazer essa pergunta quando estamos a ponto de perder. Mas essa pergunta tem se manifestado na vida do jovem, mesmo quando tudo parece que vai dar certo, somente para confundi-lo. Quando analisamos a nossa força, a nossa capacidade, o nosso querer e as nossas vontades, com certeza teremos dúvidas, pois nosso esforço parece ser pequeno. Mas lembre-se: o esforço só acaba quando o amor é esquecido, ou seja, se você ama a Jesus e ama aquilo que você faz de melhor pra Ele, continue se esforçando, pois tenho certeza que irá conseguir.
Se você levar em consideração a força humana, talvez pense em desistir, porém faça como João Batista, que disse "Convém que Ele cresça e que eu diminua" (Jo. 3:30). Deixa a força de Jesus crescer em sua vida. Deixe a presença de Jesus crescer em sua vida. Deixe o Espírito Santo crescer em sua vida. Quer ter vitória e sucesso em todas as áreas da vida? Então pratique tudo o que está escrito na Bíblia, obedeça a voz do Senhor, teu Deus, e deixe o Espírito Santo tomar direção da sua vida. Só assim eu posso dizer que você vai conseguir.
Entender a mente humana não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de jovens. Mas o foco principal é não deixar as dúvidas tomarem o controle a ponto de se tornarem verdades absolutas nos teus conceitos. Busque responder as três perguntas básicas que foram discutidas neste texto: Por que Deus não te escuta? Por que você é assim? Será que você vai conseguir? Se você seguir as dicas que lhe falei, com certeza terás a resposta de cada uma dessas perguntas.
Mas o importante não é apenas saber as respostas, mas, sim, de que forma elas podem se aplicar a sua vida.
Fonte: Assemberéia

0 comentários:

Postar um comentário