sexta-feira, 30 de dezembro de 2011



Nova História
Depois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. 
Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já desponta".

Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes". O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Jacó", respondeu ele. Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu".
Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome". Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome? " E o abençoou ali. Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada". Gênesis 32:23-30
Pensamento: O nome de Jacó significava "O Usurpador", "O Enganador", "Trapaceiro". Naquela época, o significado do nome valia muito. O nome da pessoa mostrava quem ela era. E Jacó carregava isto consigo desde seu nascimento.

Em um determinado momento Jacó deseja ser seu irmão gêmeo Esaú. Se veste como ele para tomar sua benção de seu pai.

Porém neste momento algo de novo acontece. Jacó se pega lutando com Deus. Isso mesmo, não era um anjo apenas, era o próprio Deus. Deus queria mudar a história de Jacó e por isso começou a lutar com ele.

Jacó percebe que aquele homem era celestial e não permite que ele vá embora, não até que o abençoe.

Aquele encontro fora marcado por Deus. Não foi Jacó que escolheu lutar com Deus, e sim o próprio Deus que se fez como homem para mudar a vida de Jacó.

Então Deus pergunta para Jacó: Qual é o seu nome? Deus sabia o nome de Jacó. Mas a pergunta era: Quem é você?

Jacó neste momento não foge da resposta e reconhece quem ele é. Sou Jacó, o enganador, o trapaceiro. Ele aceita quem ele é, e se expõe para Deus.

Neste momento, onde Jacó deixa de querer ser outra pessoa para agradar aos outros, Deus muda o curso de sua história.

Muitos hoje são a sua profissão, ou sua conta bancária. Muitos são aquilo que os outros desejam que eles sejam. Vivem uma vida como atores, sendo que o roteiro é feito pelas pessoas ao seu redor. Usam máscaras e se escondem de si mesmos. São Jacó, mas vivem fugindo de si mesmos.

Jacó fugiu no passado. E agora, no seu retorno, Deus queria que ele enfrentasse quem ele era. E Jacó prevaleceu. Ele não fugiu. Naquele momento especial, Deus olha para ele e diz:

- Não irás se chamar mais Trapaceiro, Enganador (Jacó). Seu nome agora será Aquele que Reina com Deus (Israel).

Deus tem uma nova história para você! Ele quer mudar o seu nome! Não fuja de quem você é e nem de sua história, mas busque em Deus uma nova história! Nem que para isso você tenha que lutar.

postagem; César Augusto.

0 comentários:

Postar um comentário